11 Nov

Por postado em 11 Nov

 

A famosa surdez do idoso é causada pela perda de audição natural que ocorre com o envelhecimento; esta alteração é chamada em medicina de presbiacusia. A Presbiacusia é uma doença multifatorial, caracterizada pela perda progressiva da audição em ambos os ouvidos ao longo da vida. Esta deficiência auditiva geralmente afeta as altas frequências da audição (explicarei melhor ao longo do texto).

A perda auditiva tem um enorme impacto sobre a qualidade de vida de milhões de indivíduos idosos, e está se tornando um transtorno cada vez mais comum com o envelhecimento da população.

Causas de perda auditiva no idoso

A perda de audição torna-se mais comum conforme o indivíduo vai envelhecendo. Cerca de 11% dos pacientes entre 44 e 54 anos já apresentam alguma perda auditiva. Este percentual sobe para 25% entre as pessoas de 55 e 65 anos e chega a quase 50% da população com mais de 70 anos.

credita-se que a hereditariedade e a exposição crônica a ruídos altos são os principais fatores que contribuem para a perda de audição ao longo do tempo.

Outros fatores também podem acelerar a perda de audição ao longo da vida, entre eles:

1- Uso de substâncias tóxicas aos ouvidos

2- Infecções:

– Otite média
– Cocleíte viral.
– Meningite

3- Tabagismo 

4- Hipertensão

5- Diabetes 

6- Traumas.

Fonte: Site MD Saúde

 

Tags:

Comentários

Atenção: Você precisa estar logado para comentar!