Saiba se você precisa de
Aparelho Auditivo
Responda as seguintes perguntas:

  • Você percebe as vozes, mas muitas vezes não compreende?
  • Você tem dificuldade para acompanhar reuniões?
  • O volume da TV é mais alto para você do que para as outras pessoas?
  • Você tem zumbido, chiado ou apito nos ouvidos?
Se você respondeu sim a pelo menos uma das perguntas,
pode estar sofrendo de perda auditiva.
Ok, o que devo fazer?

A melhor maneira de confirmar se você sofre de perda auditiva e pode se beneficiar com o uso de um aparelho auditivo é consultando um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.

O otorrinolaringologista é o médico especialista em ouvidos, nariz e garganta. Ele irá detectar a possível perda auditiva e a sua causa. Também irá encaminhá-lo a um fonoaudiólogo, que é um profissional de saúde, preparado para identificar o tipo e o grau da perda auditiva.

Na Vitasons, temos fonoaudiólogos atendendo em todas as filiais.

Agende uma consulta em uma de nossas lojas e faça uma audiometria com um de nossos fonoaudiólogos.

É muito fácil e rápido!

Agende uma avaliação agora mesmo.

Como comprar

Primeiramente, é necessário que você procure um médico otorrinolaringologista. Ele irá identificar a perda auditiva e sua possível causa, propondo opções de tratamento.

A perda auditiva normalmente é verificada através de um exame chamado audiometria, que você pode realizar na Loja da Vitasons mais próxima de você.

A audiometria é geralmente realizada por um fonoaudiólogo e é feita dentro de uma cabine acústica, onde você ouvirá sons de intensidades e frequências diferentes através de fones de ouvido. Na audiometria é detectado o nível mínimo de intensidade que cada ouvido consegue perceber.

Na Vitasons temos fonoaudiólogos em todas as nossas filiais e podemos realizar a audiometria, caso você ainda não a tenha realizado.

Com o resultado da audiometria em mãos, você terá uma conversa com um de nossos fonoaudiólogos, que avaliará com você qual o tipo de aparelho auditivo mais indicado. Nesse mesmo momento, será realizado um teste com os aparelhos selecionados para o seu caso.

Agende uma avaliação agora mesmo.
Teste auditivo
Este tipo de atendimento pode ser realizado em qualquer uma de nossas filiais em todo Brasil.

Você pode também obter maiores informações com nosso Atendimento Online. Clique no mapa e localize uma de nossas lojas.

Locais das Lojas Chat Atendimento Personalizado

Tipos de Aparelhos

  • Micro Canal Micro canal

    Micro Canal

    A microtecnologia permitiu que esse tipo de aparelho fosse desenvolvido fornecendo potência e o máximo de discrição. É feito sob medida e fica totalmente inserido no canal auditivo. Adapta-se a perdas auditivas leves e severas.

  • Intracanal Intracanal

    Intracanais

    São confeccionados sob medida e ficam posicionados dentro do canal auditivo. Neste modelo é possível ter o controle do volume, que será regulado pelo próprio usuário. Por serem menores, exigem que seus usuários apresentem maior destreza para o manuseio. Adaptam-se a perdas auditivas desde leves até severas.

  • Retroauricular Retroauriculares

    Retroauriculares

    São posicionados atrás da orelha, transmitindo o som amplificado até o conduto auditivo através de um tubo acoplado ao molde da orelha. Suas maiores vantagens são durabilidade e flexibilidade de ajustes. Por serem maiores, podem acomodar componentes e pilhas maiores, proporcionando maior potência e economia de bateria. Adaptam-se a perdas desde leves até profundas.

  • Adaptação Aberta Adaptação Aberta
    (Open)

    Adaptação Aberta (Open)

    Os aparelhos de adaptação aberta são os modelos retroauriculares, porém com uma diferenciação no mecanismo de condução do som até a orelha. Este modelo foi desenvolvido para eliminar o conhecido “efeito de oclusão”, uma sensação desconfortável que alguns usuários sentem ao começar a usar aparelhos. São comuns queixas como “parece que estou falando dentro de um balde”. Estes aparelhos são adaptados com olivas pré-fabricadas e não precisam de moldes, por isso podem ser adaptados instantaneamente. O tubo leva o som até o canal auditivo. O aparelho de adaptação aberta pode ser até mais discreto do que o modelo microcanal. Atende a perdas auditivas desde leves até severa.

  • Rite Rite

    Rite

    Parecido com adaptação aberta, mas na ponta há um receptor que se insere dentro do canal auditivo. O receptor pode ser trocado facilmente. Oferece extrema discrição e maior potência. Adapta-se a perdas auditivas de leves até severas.

Escolhendo o tamanho do aparelho auditivo:

A escolha do tamanho do aparelho auditivo depende basicamente de três fatores:

  • Tamanho do
    canal auditivo
  • Grau da
    perda auditiva
  • Preferência
    pessoal

Esses fatores relacionam-se e dependem muito um do outro.

Para compreendermos melhor o fator tamanho do canal auditivo, é necessário sabermos como é um aparelho auditivo internamente e como é realizada sua confecção.

O aparelho auditivo é um sistema de amplificação sonora que possui basicamente três componentes: amplificador, receptor e microfone. Nos aparelhos que se inserem dentro do canal, esses componentes possuem no mínimo o tamanho de um grão de feijão. Todos devem ser inseridos em uma cápsula. Essa cápsula é confeccionada em material acrílico e é construída a partir de um pré-molde da orelha. O pré-molde é uma cópia fiel da anatomia da orelha do indivíduo conseguida através da inserção de uma massa específica para moldagem no conduto auditivo. Para a colocação de todos os componentes dentro desta cápsula é necessário que o canal auditivo tenha um diâmetro considerável e não possua curvas muito acentuadas, pois esses componentes não são maleáveis e precisam de espaço entre si para um bom funcionamento. Podemos dizer que o tamanho do aparelho é proporcional ao diâmetro e comprimento do canal auditivo.

A perda auditiva também influencia no tamanho do aparelho. Mesmo com o avanço da microtecnologia, pessoas portadoras de perda auditiva profunda ainda não podem ser beneficiadas com aparelhos auditivos totalmente dentro do ouvido. Isso porque quanto menor o tamanho do aparelho, menor será sua potência. Mas sabemos que cada caso é um caso e que, antes de mais nada, deve-se realizar uma avaliação para a confirmação do tipo de perda auditiva e, posteriormente, um teste de prótese para análise de qual aparelho se adaptará melhor ao caso.

A preferência pessoal sempre é levada em consideração. O profissional habilitado para testar o aparelho irá propor ao paciente um aparelho que seja o mais discreto possível, mas que também possua a potência adequada para suprir sua perda auditiva.

Nem sempre o modelo mais adequado em termos de potência sonora terá o tamanho que o paciente gostaria ou havia imaginado. Mas vale lembrar que o primordial é levarmos em consideração os benefícios que esse aparelho irá trazer. Por isso, a escolha do aparelho auditivo ideal envolve bom senso para que tenhamos como resultado uma melhor qualidade sonora independentemente de seu tamanho, fator que acabará por tornar-se irrelevante frente à grande melhora na qualidade de vida do paciente.

Tecnologia Digital

O processamento digital foi a última inovação lançada no mercado de próteses auditivas, disponível no mercado desde 1996. Nesse tipo de sistema, o som é convertido em sinal digital e processado dessa forma, proporcionando uma qualidade sonora melhor e mais clara.

Para entender melhor o processamento de um som na tecnologia digital, podemos observar o seguinte exemplo: se o som de um pássaro é captado pelo aparelho, este som entra através de seu microfone, porém não passa por um amplificador e sim por um sistema que converte esse som de analógico para digital.

Uma pessoa com perda auditiva pode ter dificuldade em ouvir sons fracos, mas ao mesmo tempo sentir desconforto quando alguns sons são amplificados. Os aparelhos auditivos com circuito digital são capazes de analisar os sons do ambiente e separar aqueles que precisam de amplificação daqueles que não precisam.

Além de uma melhor qualidade sonora, essa tecnologia oferece outras vantagens para o usuário, como:
  • Várias possibilidades de ajuste do som

    A regulagem do aparelho é feita pelo(a) fonoaudiólogo(a), através do computador. As preferências e necessidades do paciente são levadas em conta, resultando em uma regulagem personalizada.

  • Redutores de ruído

    O aparelho auditivo consegue analisar o som e o diferencia em fala ou ruído. Quando o som é detectado como ruído, este é atenuado para garantir o conforto auditivo para o usuário. Esse mecanismo traz mais conforto e a melhora da compreensão da fala, mesmo em situações ruidosas.

  • Sistemas de gerenciamento de fala

    Esse recurso é muito parecido com o descrito acima, porém ao invés de reduzir o ruído, ele amplifica os sons da fala, fazendo com que o usuário do aparelho compreenda muito melhor pessoas conversando.

  • Múltiplos programas

    Podem ser configurados diferentes programas para situações específicas do dia-a-dia (ex.: silêncio, lugares ruidosos, música, etc), e esses programas são trocados pelo próprio usuário com o simples toque de um botão presente no aparelho auditivo.

  • Microfone direcional

    O microfone direcional é utilizado para aprimorar o destaque da fala em ambientes ruidosos (conversas em grupos, restaurantes, etc.). Ele permite que o usuário ouça sons que estejam à sua frente mais claramente que os sons que estão atrás e nas laterais, podendo, assim, se concentrar na conversação sem se preocupar com os incômodos ruídos ao redor.

  • Cancelamento de microfonia

    A microfonia é o som que escapa do canal auditivo e é captado e amplificado novamente pelo microfone do aparelho auditivo, causando o famoso e desconfortável apito. Geralmente a microfonia ocorre por uma adaptação não correta do aparelho auditivo. O cancelamento de microfonia é um sistema que detecta e elimina a microfonia do aparelho.

Quanto custa?

Não existe padrão de preços para aparelhos auditivos. Os preços podem variar bastante dependendo do modelo e tecnologia de cada aparelho. E mais importante, a escolha desse aparelho vai depender muito da sua perda auditiva, é ela que vai basear sua escolha por determinado tipo de aparelho. A Vitasons importa e distribui aparelhos de marcas reconhecidas mundialmente, como Interton, A&M, Hormann, Audio Service e Sonic, esse com exclusividade no Brasil.

Solicite abaixo o agendamento da sua avaliação e entraremos em contato com você.

*Telefone:

-

Saiba mais também pelo Chat Online ou ligue:

Ligue agora: 08s00 727 0714 Chat Atendimento Personalizado