14 Mar

Por postado em 14 Mar

O apito constante gerado pelo aparelho auditivo é chamado de feedback ou microfonia. Ocorre quando o som que sai do aparelho auditivo retorna ao microfone.

            Ao contrário dos aparelhos antigos, as próteses disponíveis hoje no mercado possuem sistemas de gerenciamento de microfonia cada vez mais eficientes, porém em algumas situações a microfonia pode aparecer, independentemente da eficiência do sistema.

Uma possível causa de microfonia é o acúmulo de cera no conduto auditivo do paciente. Se a cera estiver obstruindo a passagem do som, isto facilitará o retorno dele para o microfone.

            Em casos de aparelhos intra-aurais, caso não esteja bem encaixado na orelha, ou esteja frouxo, a microfonia pode acontecer. Da mesma forma, em aparelhos retroauriculares, pode ocorrer quando o tubo do molde estiver rasgado ou quando o molde estiver mal encaixado na orelha.

            Em certas situações, em algumas próteses, a microfonia é inevitável e é considerado normal, como ao atender o telefone, dar um abraço, passar a mão no cabelo, etc. Geralmente em aparelhos mais potentes isso acaba sendo mais frequente. Outras situações podem ocorrer devido a problemas técnicos, sendo necessária a avaliação de um profissional especializado.

            Aparelho apitando o tempo todo dentro da orelha incomoda muito e não é normal. Se estiver passando por isso, procure um fonoaudiólogo. Ele poderá analisar o caso para solucionar o problema da melhor forma possível.

Fonte: Vitasons

Tags:

Comentários

Atenção: Você precisa estar logado para comentar!