A ajuda familiar é essencial no período de adaptação com os aparelhos auditivos.

1 – Tenha paciência

É importante saber que existe um período necessário para a adaptação com as próteses. Em casos onde o indivíduo permaneceu por muito tempo sem escutar de maneira adequada, esse período poderá ser maior. Cabe ao familiar ou as pessoas que convivem com o usuário ter paciência e auxiliar da melhor forma possível.

2 – Converse de frente e de perto

Sempre que possível falar de frente para a pessoa, mantendo o contato visual. Para o usuário de prótese auditiva é importante fazer leitura labial para auxiliar na compreensão da fala.

3 – Evite gritar

É um equívoco pensar que gritar auxiliará a compreensão do usuário, pelo contrário, a prótese auditiva supre a necessidade de volume e por falar alto demais, o som poderá chegar de forma distorcida ao cérebro que é o responsável pela compreensão das palavras, podendo ainda causar desconforto ao usuário.

4 – Fale devagar

Mantenha o volume de fala habitual e pronuncie bem as palavras, isso facilitará a compreensão do usuário, pela necessidade de realizar a leitura labial como auxílio

5 – Cochichar

Próteses digitais possuem redutor de ruído, recurso importante para facilitar a compreensão de fala em ambientes ruidosos e trazer maior conforto aos usuários, priorizando fala.

O sussurro pode ser entendido como ruído e reduzido pela prótese. Se precisar contar algo em segredo, fale baixinho, próximo a prótese.

6 - Evite conversas quando há muito barulho no ambiente ou a longas distâncias

Para novos usuários, ambientes com muita competitividade sonora pode ser um desafio. O uso e experiência com a prótese fará com que o cérebro faça a seleção correta do que é ruído e o que é fala.

Deve-se evitar também conversas à distância (como de um cômodo a outro) pois as próteses auxiliam e trazem grandes benefícios aos usuários, porém, nem mesmo pessoas com audição normal conseguem manter um diálogo fluente a longas distâncias.

Fonte: Vitasons

Tags:

Comentários

Atenção: Você precisa estar logado para comentar!