30 Out

Por postado em 30 Out

A perda auditiva condutiva também conhecida por hipoacusia deve-se a um problema no ouvido médio ou na parte externa do ouvido, o que impede que o som chegue ao ouvido interno de forma clara e perceptível. Normalmente, este problema, ocorre porque o canal do ouvido fica entupido ou os ossinhos do ouvido, como o estribo, ficam mais rígidos, o que impede que o tímpano se movimente, ocorrendo no caso de otosclerose, por exemplo.

A diminuição auditiva pode ser unilateral ou afetar os dois ouvidos e, geralmente, a perda auditiva condutiva é de grau leve ou moderado, variando de 25 a 65 decibel e, por isso, o indivíduo consegue ouvir os sons mesmo que não consiga perceber tudo de fora clara.

Causas de perda auditiva condutiva

A causa mais comuns de perda auditiva condutiva é a obstrução do canal do ouvido, causado pela presença excessiva de cera. Porém, pode ocorrer devido:

·         Infecção no canal do ouvido ou no ouvido médio;

·         Tímpano furado;

·         Líquido no ouvido médio, como água;

·         Presença de um objetos estranhos no canal do ouvido;

·         Otosclerose, que é um mau funcionamento dos ossículos do ouvido;

·         Tumores.

​​Normalmente, a perda auditiva é temporária, no entanto, é necessário ir no otorrinolaringologista para detetar a causa e iniciar o tratamento mais adequado. 

Sintomas de perda auditiva condutiva

A diminuição da audição em caso de perda auditiva condutiva provoca sintomas como:

·         Ouvir os sons mais baixos ou abafados;

·         Dor no ouvido;

·         Inchaço da orelha;

·         Sensação de ouvido tampado;

·         Zumbido no ouvido;

·         Vertigens;

·         Enjoos.

Para tratar a perda de audição condutiva é necessário saber qual a causa que originou a diminuição da audição e, em alguns casos é preciso utilizar um aparelho auditivo ou fazer uma cirurgia para colocar com implante no ouvido médio e, assim ouvir melhor. 

Fonte: Site Tua Saúde

Tags:

Comentários

Atenção: Você precisa estar logado para comentar!